terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Episódio 1: Giannini Stratosonic AE08 (parte 1)

O primeiro episódio que narrarei desta saga vai ser sobre minha última aquisição.
Como havia falado no post anterior, ontem resgatei uma Giannini Stratosonic. Eu já procurava uma guitarra dessas há um ano, mas sem muito sucesso, desde que o senhor Eduardo Cavadas, vulgo Pepe, comentou comigo sobre essas guitarras e eu comecei, então, a pesquisar sobre elas.
Quando decidi me desfazer da minha Les Paul, tive um impasse sobre o que fazer : pegar uma outra strato ou envenenar uma das que eu tenho. Seria mais sensata a segunda opção, mas o caminho mais sensato nem sempre é o mais divertido! Então comecei a procurar por stratos de escala clara, seja feita de maple ou marfim.
A primeira idéia foi procurar uma Tagima. E achei! Uma T-735 Handmade Brazil, braço todo em maple, corpo creme, ao estilo Yngwie Malmsteen, sem escudo, com ponte de dois pivôs e tarraxas que não desafinam. Pensei então: Perfeita! Falei com o vendedor dela se aceitava uma troca e ele concordou e tudo! Mas no dia seguinte, desistiu da troca, só venda. Então, anunciei a Les Paul nesse dia. A pouco tempo ele me disse que desistiu da venda.
A segunda idéia foi pegar uma Stratosonic. Achei uma vermelha com escala em marfim, da época das Fenders Southern Cross. Falei com o cara, ele gostou da troca. Na hora, ele desistiu também, mas me deu a promessa que vai ficar com a minha Les Paul (vamos ver o que vai acontecer).
A terceira idéia foi procurar por uma Condor GX50, que me falaram muito bem sobre ela. A única opção que eu tinha em adquirir uma dessas eu não consegui. Deixei de lado.
A quarta opção: outra Stratosonic, mas essa azul escuro, aparentemente da mesma época das SC também. Mais um que desistiu de vender a guitarra!
A quinta opção: uma Tagima TG-635, azul clara. Falei com o cara e dei meu telefone, para o caso ocorresse alguma oferta depois da minha. Depois de 3 dias, consegui o dinheiro para comprar a guitarra. Mas aí eu não conseguia mais falar com o cara, até que alguém me atendeu na casa dele dizendo que ele vendeu a guitarra.
A sexta opção: outra Tagima dessa, mas da mesma cor da T-735 que falei. O cara não atendia o telefone.
Então, já estava bastante desanimado, então resolvi procurar por anúncios genéricos de guitarra. Eis que surge, como uma miragem, a sétima opção: uma Giannini Stratosonic por R$220,00, com headstock Fender 70', braço e escala numa peça em marfim, já bastante marcados pelo tempo, vinho bem esquisito. Enfim,  a guitarra aparentava as marcas da sua idade, mas não parecia estar com defeitos. Como se diz na gíria, era uma coroa  enxuta! Pensei então: essa é a chance de conseguir uma Stratosonic.
Mas nem tudo são flores! Alguma dificuldade tinha que existir! E realmente tinha: ela estava em São Gonçalo, no bairro do Mutondo. Caraca, que fim de mundo é esse?!!! Como que eu chego lá?!!!! Depois de três telefonemas para o vendedor, conseguir entender como eu saía daqui do Engenho de Dentro e chegava lá. Somando tudo, foram dois ônibus, uma barca, três jegues-taxi (ok, estou exagerando aqui!) e no total de 3h de viagem (isso mesmo! saí daqui às 10:30h e cheguei lá às 13:30h! deu até desânimo só de pensar na volta...) cheguei até a guitarra. O cara não tinha uma caixa de guitarra, então ele ligava no microsystem da sala (eca!). O captador do braço não funcionava, a chave era a de três posições original, mas parava por ae. A guitarra estava com um escudo muito mal feito, que eu acredito não ser original, assim como os knobs dos potenciômetros, que eram de R$0,50, e o da chave, que mais parece uma tampa de Bic cortada e colada com Durepoxi. A pintura realmente era horrorosa!!! Mas pelo preço, dava para pegar a guitarra e deixar ela no ponto!
Fechei o negócio e voltei para casa. Cheguei por volta das 17:30, ou seja, 7 horas após minha partida, com a guitarra em casa. Pelo menos uns dois quilos mais magro, sem ter comido nada, mas com a guitarra!
Bom, já escrevi muito! Vamos às fotos!




 :






Pelas fotos já para ver que ela carrega o peso da sua idade, que ser em torno de 30 anos!
Em breve, fotos internas!

7 comentários:

  1. bom dia, ei kra o escudo dela é assim mesmo, adquirir uma idêntica e o escudo da minha é assim mesmo só que está rachado porém o som é uma beleza.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, descobri depois que era assim mesmo. O som desses captadores não estavam lá dois melhores não, mas os outros que eu arrumei são bem melhores. Estou devendo o final da história, mas farei isso em breve! Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh amigo, já se passou mais de um ano.
      Ta faltando um desfecho pra essa história, assim como falar das outras tambem :)

      Abraço

      Excluir
  3. Pois é. Sabe que ainda não teve desfecho? Por mais incrível que pareça, até hoje o luthier não conseguiu acertar os trastes de guitarra. Ele já refez esse serviço umas duas vezes. Acho que ele deve me entregá-la essa semana. Assim que tiver novidades, postarei! Aguarde e confie!

    ResponderExcluir
  4. Eu Tenho uma Guitarra dessa soque e branca com escudo preto ela e muito boa o som e incrivel so que eu presiso vendela se vc estive enteresado add meu email Joziel_94@hotmail.com e fale comigo vendo ela barato pq to presisando do dinheiro entendeu eu fico ate com pena de vende ela pq acredito que nunca mais encontrarei uma guitarra com o som igual a essa.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Falo de uma guitarra que tive muito idêntica à essa. Uma relíquia. Parabéns!

    Estou adicionando o Diário de Um Strateiro no blog. Se for possível fazer o mesmo, agradeço. Passem conhecer o blog.

    http://musicaguitarraselembrancas.blogspot.com.br/

    Obrigado!

    ResponderExcluir